Esta disciplina apresenta, através de uma perspectiva histórico-comparativa, o debate atual sobre as transformações tecnológicas em curso no nível internacional e suas implicações, tanto para países desenvolvidos como para países latino-americanos. Analisa o desenvolvimento científico e tecnológico desde a primeira Revolução Industrial até os dias de hoje, procurando discutir as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
Créditos: 4
Fundamentos de estudo e campos de aplicação da Geologia. Componentes do Sistema Terra e esferas terrestres (geosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera e esfera social). Tempo geológico, materiais terrestres e Tectônica de Placas. O Homem como agente geológico; situações de risco geológico. Atividades práticas de campo para reconhecimento de processos naturais e da interações destes com a ação humana. Representação e tratamento de informação geológica. Aprendizagem ativa e uso de recursos educacionais em Geociências. Atuação profissional e educacional em Ciências da Terra. Práticas de laboratório e trabalho de campo.
Créditos: 4
Definição do objeto da Geografia. Fundamentos teórico-metodológicos para análise do espaço geográfico. Distinção entre espaço natural e espaço geográfico. Técnica e política: as sucessivas transformações do meio geográfico. O processo de planetarização do espaço geográfico. Compartimentação do espaço e indissociabilidade das relações entre lugar, região, território e mundo no atual período histórico. Recontextualização dos conceitos e conteúdos da geografia humana desenvolvidos no processo de escolarização e na universidade.
Créditos: 4
Introdução à Cartografia. Princípios de Geodésia. Escalas. Sistemas de Coordenadas. Projeções Cartográficas. Sistema Cartográfico Nacional (SCN). Uso de Cartas, Mapas e Plantas em Ciências da Terra. Sistema de Posicionamento Global (GPS). Elementos de Topografia. Cartografia Digital. Trabalhos de campo e elaboração de relatório.
Créditos: 4
Conceitos básicos de geologia. Origem do universo e origem do Sistema Solar. Estrutura e composição da Terra. Dinâmica interna do planeta Terra e a tectônica de placas. Materiais terrestres: rochas e minerais. O registro geológico e a escala do tempo geológico. Noções dos processos de interações entre os sistemas terrestres (litosfera, hidrosfera, biosfera, atmosfera e antroposfera). Mapas geológicos e noções básicas de trabalhos de campo em geologia. Sistema Terra e a humanidade.
Créditos: 4
Treinamento para executar autonomamente projetos geológicos específicos técnicos ou científicos, procurando aplicar os conhecimentos adquiridos em disciplinas do curso, em escala de detalhe ou regional.
Créditos: 12
Atividades de estágio que propiciem ao profissional em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.
Créditos: 4
Atividades de estágio que propiciem ao profissional em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.
Créditos: 4
Introdução à abordagem científica relacionada à pesquisa de Geologia. Teorias e hipóteses. Levantamentos de dados. Aplicação de técnicas de pesquisa. Análise de resultados. Elaboração de relatórios de pesquisa e outras formas de divulgação.
Créditos: 4
Introdução à abordagem científica relacionada à pesquisa de Geologia. Teorias e hipóteses. Levantamentos de dados. Aplicação de técnicas de pesquisa. Análise de resultados. Elaboração de relatórios de pesquisa e outras formas de divulgação.
Créditos: 4
Atividades de estágio que propiciem ao profissional em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área de Geologia. O estágio deve ser realizado junto a empresas credenciadas pela Coordenadoria de Graduação do Instituto de Geociências e pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da UNICAMP.
Créditos: 8
A ementa desta disciplina será definida por ocasião de seu oferecimento.
Créditos: 2
A ementa desta disciplina será definida por ocasião de seu oferecimento.
Créditos: 2
A ementa desta disciplina será definida por ocasião de seu oferecimento.
Créditos: 2
Introdução a Modelagem Hidrogeoquímica: Aplicações Ambientais. O curso tem como objetivo fornecer noções teóricas sobre a modelagem geoquímica e de como utilizar o programa PHREEQC de modelagem geoquímica na solução de problemas em geoquímica do ciclo exógeno
Créditos: 4
Minerais: conceito, classificação, abundância e ambientes de formação. Cristalo-química. Ligações químicas, número de coordenação e poliedro de coordenação. Substituições iônicas: soluções sólidas, isomorfismo e polimorfismo. Composição química, estrutura cristalina e radiação eletromagnética. Propriedades mecânicas: clivagem, fratura, dureza, traço, hábito e densidade. Propriedades óticas (cor, brilho, luminescência), magnéticas e radiotividade. Cristalografia: cela unitária, retículo cristalino, elementos de simetria, sistemas e classes de simetria. Estruturas cristalinas dos minerais. Aplicações na industria e no meio ambiente. Concepção e implementação de ações de extensão com base nos referenciais teóricos ou práticos da disciplina.
Créditos: 4
Estudo dos componentes físicos, químicos e biológicos dos depósitos sedimentares (recentes e antigos), visando à identificação de estruturas, texturas, evidências genéticas e do arranjo espacial, para compreensão da geometria e dinâmica dos corpos estratiformes. Concepção e implementação de ações de extensão com base nos referenciais teóricos ou práticos da disciplina.
Créditos: 4
Desenvolvimento histórico da Geoquímica. Abundância cósmica dos elementos, estrutura e composição da geosfera. Química da hidrosfera e atmosfera. A biosfera e os depósitos biogênicos. Conceitos básicos de geoquímica superficial aplicáveis ao entendimento da formação de solos e dos depósitos lateríticos. Paisagens geoquímicas, processos naturais e antrópicos. Aplicações de geoquímica em exploração mineral e em estudos ambientais. Concepção e implementação de ações de extensão com base nos referenciais teóricos ou práticos da disciplina
Créditos: 4
Identificação de minerais, estruturas e texturas de rochas ígneas. Fundamentos da geoquímica de elementos maiores, traços e de isótopos. Classificações das rochas ígneas. Estudo do equilíbrio de fases. Ambientes tectônicos de formação das rochas ígneas. Concepção e implementação de ações de extensão com base nos referenciais teóricos ou práticos da disciplina
Créditos: 6
Introdução aos sistemas de sensoriamento remoto orbital multiespectral, hiperespectral e de radar. Processamento digital e interpretação de imagens orbitais e aéreas pancromáticas, multiespectrais e hiperespectrais. Aplicações do sensoriamento remoto aéreo e orbital em mapeamento geológico-estrutural, geomorfologia e no estudo do uso e ocupação do solo. Concepção e implementação de ações de extensão com base nos referenciais teóricos ou práticos da disciplina.
Créditos: 6
A evolução do conceito de sustentabilidade e suas implicações para a regulação das atividades econômicas de exploração de recursos naturais, com foco em energia e mineração. Gestão e governança sustentáveis das empresas e instituições nesses setores. Papel da inovação como vetor de desenvolvimento sustentável na exploração de recursos naturais.
Créditos: 2
Estudo sobre origem das rochas sedimentares. Métodos de descrição e classificação das rochas. Estruturas sedimentares singenéticas e deformacionais. Atributos que permitem identificar processos (textura, estruturas sedimentares, conteúdo fossilífero e geometrias das camadas). Conceito de fácies e ambientes deposicionais. Atividade prática no campo de análise sedimentológica. Concepção e implementação de ações de extensão com base nos referenciais teóricos ou práticos da disciplina.
Créditos: 6
Importância dos recursos minerais e energéticos no contexto da economia brasileira e mundial. Escassez de recursos minerais e energéticos, regras de exaustão, produção e consumo de bens minerais, preços e mercados de bens minerais. A pauta brasileira de exportação versus importação. Dotação mineral e desenvolvimento econômico.
Créditos: 2
Abordagem histórica e comparativa da evolução das principais teorias de administração e gestão organizacional e suas relações com o pensamento econômico e sociológico.
Créditos: 3
Princípios básicos da geofísica. Gravimetria, magnetometria, gamaespectrometria, sísmica, métodos elétricos, métodos eletromagnéticos e perfis geofísicos de poços. Aplicações dos métodos geofísicos em mapeamento geológico, identificação de feições tectono-estruturais, exploração mineral e de hidrocarbonetos, hidrogeologia e estudos ambientais. Concepção e implementação de ações de extensão universitária.
Créditos: 4
Estudo da organização geométrica das rochas sedimentares e de baixo grau metamórfico da crosta terrestre. Análise dos princípios e métodos da lito-, bio- e cronoestratigrafia, da arquitetura deposicional e da Estratigrafia de Sequências aplicadas os principais sistemas deposicionais. Análise de bacias e relações entre tectônica e sedimentação. Aplicação em campo de todos os métodos estratigráficos. Concepção e implementação de ações de extensão universitária.
Créditos: 6
Treinamento de campo em mapeamento geológico de terrenos com ocorrência de rochas ígneas e metamórficas. Elaboração de mapas e relatórios.
Créditos: 12
Tectônica de Placas e Tectônica Global. Estudo e caracterização de ambientes geológico-tectônicos. Regimes tectônicos, regime convergente e cinturões de cavalgamento, regime transcorrente e cinturões transcorrentes, regime distensivo e cinturões distensivos, regime intraplaca. Análise de ambientes tectônicos principais no Brasil, América do Sul e África. Neotectônica. Trabalho de campo e elaboração de relatório.
Créditos: 6
Estudo das técnicas aplicadas à exploração regional, prospecção, pesquisa e avaliação de recursos minerais. Métodos diretos e indiretos utilizados nas fases de busca a avaliação de jazidas minerais. Discussão das ferramentas quantitativas para estimativa e avaliação de reserva. Análise de custos e otimização de campanhas exploratórias de recursos minerais. Aspectos ambientais relacionados a exploração mineral. Impacto da legislação mineral nas atividades de exploração e produção. Concepção e implementação de ações de extensão com base nos referenciais teóricos ou práticos da disciplina.
Créditos: 6
Gestão, supervisão, orientação técnica sobre geologia urbana. Coleta, tratamento e interpretação de dados geológicos para fins de planejamento de uso e ocupação do solo urbano. Estudo básico e de recuperação ambiental de solos e águas superficiais e subterrâneas contaminadas, locação e implantação de aterros de resíduos sólidos e avaliação de impactos ambientais, risco geológico (erosão, inundações, instabilidade de encostas). Cartas geotécnicas e planejamento do uso racional de recursos naturais. Visitas técnicas a áreas contaminadas, de ocupação urbana, de risco geológico, com projetos de estudo e recuperação ambiental. Concepção e implementação de ações de extensão com base nos referenciais teóricos ou práticos da disciplina.
Créditos: 4
Conhecimentos sobre os problemas geológicos que afetam as obras de engenharia civil, incluindo o uso de materiais de construção, instabilidade de taludes, erosão e assoreamento. Obras viárias, fundações, barragens, túneis e outras obras subterrâneas, desmonte de rochas. Técnicas de cartografia geotécnica (excluir essa parte). Trabalhos de campo. (incluir essa parte). Concepção e implementação de ações de extensão com base nos referenciais teóricos ou práticos da disciplina.
Créditos: 4
Treinamento para trabalhos de levantamento básicos do meio físico, utilizando e integrando os conhecimentos adquiridos em várias disciplinas do curso e objetivando a aplicação dos resultados em mapeamentos geológico, metalogênese e prospecção; planejamento do uso e ocupação do solo, manejo de bacias hidrográficas, planejamento urbano e gestão ambiental, entre outras aplicações.
Créditos: 12
Introdução à abordagem científica relacionada à pesquisa de Geografia. Teorias e hipóteses. Levantamentos de dados. Aplicação de técnicas de pesquisa. Análise de resultados. Elaboração de relatórios de pesquisa e outras formas de divulgação.
Créditos: 6
Imersão no campo de trabalho, que propicie ao professor, em formação inicial, o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional, tanto na escola quanto em espaços educativos não escolares. Conhecer as características das instituições educativas no contexto socioeconômico cultural brasileiro, articulando as diferentes formas de ensino-aprendizagem, de gestão e de organização.
Créditos: 4
Atuação no campo de trabalho que propicie ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional, articulando as diferentes formas de ensino-aprendizagem, de gestão e de organização. Trabalho de campo orientado para a avaliação dos componentes da prática educativa, procurando compreendê-la a partir dos contextos nos quais se desenvolvem. Elaboração e implementação de projetos e propostas que ampliem as alternativas de intervenção e atuação.
Créditos: 4
Características estruturais das economias desenvolvidas e subdesenvolvidas. Modelos conceituais de interpretação do processo de desenvolvimento: análise keynesiana e neokeynesiana; teorias do desenvolvimento; enfoque de Schumpeter. Industrialização, subdesenvolvimento e dependência na América Latina. Ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentado.
Créditos: 4
A ementa desta disciplina será definida por ocasião de seu oferecimento.
Créditos: 4
A ementa desta disciplina será definida por ocasião de seu oferecimento.
Créditos: 4
Fornecer instrumental conceitual básico da Economia Política do Território. Para tanto, elencamos os seguintes pontos: o espaço geográfico como condicionante econômico-social; as divisões técnicas, social e territorial do trabalho; centro, periferia e difusão das modernizações; cadeias e circuitos espaciais produtivos; concentração e centralização dos capitais; o território nacional como mediação entre os fluxos globais do capital e as economias regionais; monopólios, oligopólios e alienação dos espaços no Terceiro Mundo.
Créditos: 4
Introdução à Cartografia. Princípios de Geodésia. Escalas. Sistemas de Coordenadas. Projeções Cartográficas. Sistema Cartográfico Nacional (SCN). Uso de Cartas, Mapas e Plantas em Ciências da Terra. Sistema de Posicionamento Global (GPS). Elementos de Topografia. Cartografia Digital. Trabalhos de campo e elaboração de relatório.
Créditos: 4
Esta disciplina apresenta o debate histórico e contemporâneo sobre as atividades de extensão na Universidade Pública brasileira, a ênfase é na potencialidade das relações dialógicas da universidade com a comunidade extra-muros. Apresentam-se, também, metodologias voltadas para materializar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Disciplina deveria fazer menção explícita ao tema da Curricularização da Extensão
Créditos: 4
O conhecimento geográfico no Mundo Antigo e no Mundo Medieval. Período Renascentista e conhecimento do mundo. Filosofia, Ciência e Geografia dos Modernos. A Institucionalização da Geografia, Estado, colonialismo e conhecimento geográfico. O Pensamento Libertário e a geografia. Determinismo e possibilismo. Difusão das Escolas de Geografia. Renovação da geografia e redefinição do objeto. Geografia Pragmática e planejamento econômico. As geografias radicais. Tendências teórico-metodológicas atuais.
Créditos: 4
1.Sensores remotos fotográficos 2.Sensores remotos orbitais 3.Espectro eletromagnético 4.Comportamento espectral de objetos geográficos 5.Estrutura das imagens orbitais 6.Processamento digital de imagens 7.Classificação digital de imagens 8.Geração de mapas temáticos a partir de imagens classificadas 9.Tópicos especiais de sensoriamento remoto para Geografia.
Créditos: 4
Estudos das formas de relevo, gênese e evolução. Análise das inter-relações: rocha X solo X clima X relevo, com ênfase nos aspectos tectono-estruturais. Unidades morfoestruturais do globo terrestre. Processos endógenos no modelado do relevo. Teorias e técnicas de mapeamento geomorfológico.
Créditos: 4
Os atributos naturais do continente americano enquanto recursos materiais de poder: recursos naturais, biodiversidade, recursos hídricos e energéticos. Os territórios e a formação diferenciada dos estados nacionais. A invenção da América Latina como categoria regional. A geopolítica global e a geopolítica da América Latina. América Latina: industrialização, urbanização e metropolização. A integração regional na América Latina. As geografias dos organismos supranacionais na América Latina. As populações tradicionais do continente americano. Atores extra-regionais na América Latina (EUA, EU e Rússia)
Créditos: 4
Fenômenos intervenientes nos fluxos de água. Ciclo hidrológico. Bacia hidrográfica. Precipitação. Interceptação vegetal. Infiltração. Escoamento superficial. Evaporação. Transpiração vegetal. Previsão de enchentes. Propagação de enchentes em reservatórios e canais. Oceanos e mares. Relevo submarino. Movimento das águas oceânicas. Erosão marinha. Problemas ambientais.
Créditos: 4
Atividade agrícola e interdependência com outros setores da economia. Bases fundiárias e sociais: distribuição e tipos de propriedade, de estabelecimentos, de exploração econômica e de relações de trabalho. Bases econômicas do estabelecimento agrícola. A atividade agrícola e a natureza como recurso e restrição. Fatores da produção: terra, trabalho, capital e informação. Comercialização e mercado. Atributos da atividade. Regionalização. Atividade de extensão em comunidades rurais como recurso de ensino/aprendizagem.
Créditos: 4
A Primeira e Segunda Revolução Industrial: transição para o capitalismo, o nascimento da fábrica, a etapa monopolista do capitalismo e o surgimento das grandes corporações, gênese e difusão do taylorismo e do fordismo. A crise do fordismo e a emergência de um novo paradigma de organização industrial. A divisão internacional do trabalho. Sistemas industriais e organização do espaço: processos de concentração e desconcentração (nível mundial, nacional, regional e local). Política industrial e planejamento espacial: Estado, indústria e meio ambiente.
Créditos: 4
Perspectivas e pressuposições teóricas. Zonas morfoclimáticas do globo. O modelado das regiões quentes e úmidas. O sistema morfogenético e os processos denominantes. O sistema morfoclimático das regiões secas. Os mecanismos e as influências geomorfológicas das oscilações paleoclimáticas no quaternário.
Créditos: 4
O processo de intemperismo nas diferentes regiões do globo terrestre. Fatores e processos de formação do solo. Principais propriedades físicas e químicas dos solos. Classificações taxonômicas e utilitárias dos solos. Cartografia de solos e suas aplicações em Ciências da Terra. Ações de Extensão, mapeamento pedológico, trabalhos de campo e elaboração de relatório.
Créditos: 4
A Climatologia no contexto das ciências atmosféricas e da ciência geográfica. Escalas climáticas. Variação das condições climáticas ao longo do tempo e variabilidade atual. Análise rítmica; Clima e suas relações com saúde, recursos hídricos, energia, agricultura; A ação antrópica no clima (poluição atmosférica, clima urbano, destruição da camada de ozônio estratosférico, etc.); Modelos de previsão de tempo e clima; A climatologia geográfica no planejamento territorial; O papel da mídia; Discussão das mudanças climáticas nos foros políticos; Ensino da climatologia no ensino fundamental e médio.
Créditos: 4
O aumento da circulação como um primeiro movimento para a mundialização. Os meios de transportes, a ocupação especial e a circulação de mercadorias e pessoas. Os meios de comunicação e as novas tecnologias de informação.
Créditos: 4
População mundial: história e espaço geográfico. Teoria da transição democrática. Fontes de dados. Movimentos migratórios e mobilidade populacional. Natalidade, mortalidade, crescimento natural e vegetativo. Composição e técnicas de mensuração: etária, por sexo, étnica e estudos de PEA. Medidas de densidade e distribuição populacional. Processos de projeção populacional e tendências de mobilidade. Desigualdades regionais e o Planejamento. Estudos de caso.
Créditos: 4
Definição e evolução do fenômeno urbano. As cidades: os sítios, o crescimento horizontal e vertical, a estrutura urbana, as áreas funcionais, o sistema viário e a circulação. A interdisciplinaridade dos estudos urbanos. Centralidade, hierarquia e redes urbanas. Conjuntos urbanos complexos: áreas metropolitanas e conurbação. Valor e renda da terra. Meio ambiente e qualidade de vida no meio urbano. Paisagens, usos do solo e culturas urbanas.
Créditos: 4
Articulação de conhecimentos teóricos e práticos com vista à apropriação educativa da cartografia e das linguagens contemporâneas para o ensino de geografia. Aproximação de práticas escolares e culturais na produção de saberes e conhecimentos geográficos. Práticas de extensão envolvendo linguagens e educação geográfica.
Créditos: 6
Produção e consumo da e na Cidade. A metropolização e as redes de relações. Problemáticas urbanas: uso do solo, segregação especial e problemas ambientais da urbanização.
Créditos: 4
Retrospectiva histórica da agricultura brasileira. Relações sociais na agricultura. Modernização da agricultura no Brasil. Caracterização da produção agrícola e agroindustrial: fatores de produção, estrutura agrária. Comercialização e abastecimento. Desenvolvimento agrícola e agroindustrial.
Créditos: 4
Levantamento de fontes de dados, técnicas, métodos de pesquisa e/ou de elaboração de materiais gráfico e cartográfico sobre o espaço geográfico e/ou educação em geografia, podendo ter como parâmetro um estudo de caso; elaboração de um projeto de pesquisa.
Créditos: 3
Conceituação, classificação, ocupação e gestão das bacias hidrográficas. Organização regional: a bacia hidrográfica como instrumento de análise regional e dado natural. A ocupação e os poderes público e privado e a organização social. Recursos hídricos: a relatividade da escassez e da abundância diante da tecnologia, da urbanização e da industrialização.
Créditos: 4
Enfoque de práticas, a partir da análise e reflexão dos conteúdos propriamente geográficos representativos para os ensinos médio e fundamental; Análise e reflexão sobre o exercício e as práticas da ação administrativa, docente e de supervisão em escolas ou outras instituições; acompanhamento de atividades e/ou instituições educativas e pedagógicas em escolas ou outras instituições.
Créditos: 6
Utilização de métodos e técnicas de pesquisa em geografia e/ou educação em geografia: documentação indireta (dados, documentos, mapas, cartas, imagens), documentação direta (pesquisa de campo, observação, medição, entrevista, questionários fechados e abertos) e outras metodologias, tendo por objetivo a realização de uma dentre quatro categorias de pesquisa: 1) trabalhos teórico-empíricos e/ou síntese bibliográfica de temas afeitos à pesquisa geográfica e/ou educação em geografia (tipo monografia); 2) mapeamentos e suas interpretações e relatórios; 3) relatório final de iniciação científica; 4) relatório final de estágio profissional supervisionado.
Créditos: 4
A formação científico-cultural objetiva aprofundar conhecimentos relativos a áreas relacionadas ao trabalho pedagógico na educação, tendo especial atenção com a ampliação e enriquecimento geral incluindo experiências extra-curriculares diversificadas que propiciem acesso, conhecimento e familiaridade com linguagens culturais, artísticas, corporais e científicas, indispensáveis para o trabalho em sala de aula.
Créditos: 7
A formação científico-cultural objetiva aprofundar conhecimentos relativos a áreas relacionadas ao trabalho pedagógico na educação, tendo especial atenção com a ampliação e enriquecimento geral incluindo experiências extra-curriculares diversificadas que propiciem acesso, conhecimento e familiaridade com linguagens culturais, artísticas, corporais e científicas, indispensáveis para o trabalho em sala de aula.
Créditos: 7
Propostas de ensino de conteúdos de Geociências para as disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia no ensino Fundamental e Médio. Adequação e inadequação de conteúdos ensinados e de métodos e técnicas aplicados noensino de Geociências para esses níveis de escolaridade. Planejamento, elaboração, aplicação e avaliação de atividades voltadas ao ensino de Geociências.
Créditos: 4
A disciplina pretende fornecer uma ideia integrada das transformações terrestres e do entendimento sistêmico da Terra. Trata das esferas materiais terrestres e das suas inter-relações: atmosfera, hidrosfera, crosta terrestre, manto, núcleo, biosfera e noosfera. Inclui tempo geológico. A disciplina abrange a natureza do conhecimento e os processos geológicos.
Créditos: 2
Abrange a natureza do conhecimento geológico e o estudo do processo histórico-geológico. Investiga o desenvolvimento das esferas terrestres (atmosfera, hidrosfera, biosfera, noosfera, litosfera, manto e núcleo) sob o ponto de vista do tempo geológico. Inclui estudos da interação de processos terrestres e seu entendimento ao longo do passado da terra. Envolve atividades de campos para reconhecimento de processos geológicos.
Créditos: 4
Geoquímica de crosta terrestre; revisão de cristaloquímica, sistemas cristalinos e simetria; tipos de estruturas cristalinas, cálculo de sítios de ocupação; propriedades e identificação macroscópica de minerais; identificação de minerais por difratometria de raio-X; processos de formação de rochas e físico-química da cristalização magmática; identificação macroscópica das rochas; usos dos minerais na indústria; dinâmica do planeta: interior da terra e tectônica de placas.
Créditos: 4
A disciplina visa contribuir para a formação básica dos alunos de graduação dos vários cursos da Unicamp, através da análise das implicações sociais e políticas do desenvolvimento tecnológico nas sociedades contemporâneas, bem como seus determinantes econômicos gerais, com ênfase nas especificidades estruturais do Brasil.
Créditos: 3