
O Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) se dedica ao ensino, pesquisa e extensão no tema da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Esse objeto de estudo tem sido por ele contemplado através de múltiplos enfoques disciplinares que tratam da geração e do uso do conhecimento, de como os atores sociais dele participam, e de como condicionantes e implicações econômicas e sociais influenciam este processo.
Dentre o espectro de questões que ele trata estão: Como se organiza o sistema de produção de conhecimento local e como as tecnologias sociais vêm dele participando? Como avaliar se as orientações das políticas de CT&I são as mais apropriadas para atingir os objetivos tecnocientíficos, econômicos e sociais desejados? Que elementos importam na discussão sobre gênero nas atividades de CT&I? Como a relação entre universidades e empresas pode transformar o ambiente de criação, uso e difusão de novos conhecimentos, habilidades e tecnologias? De que forma a globalização produtiva e o peso crescente de empresas multinacionais afeta a capacidade de inovação e o desenvolvimento tecnológico endógeno? Como abordar as relações de cooperação internacional em CT&I? O que é hoje transferência do conhecimento? Como transformar vantagens comparativas em vantagens competitivas em áreas como as de recursos naturais e criar riqueza para o país? Que instrumentos e políticas públicas são mais coerentes e sustentáveis para promover o dispêndio em P&D nas empresas e nos empreendimentos solidários? Como empregar instrumentos de planejamento, gestão e análise de políticas em atividades CT&I de maneira a otimizar o desempenho de empresas e institutos públicos de pesquisa e ensino?
Ao abordar questões como essas no âmbito de disciplinas e áreas de conhecimento consolidadas como as de Economia, Gestão, Sociologia, Ciência Política, História, Antropologia e Filosofia, o PPG-PCT vem buscando, desde a sua criação, evitar que o tratamento disciplinar venha a fragmentar o conhecimento que produz. Em consequência, em alcançado uma visão integrada e um tratamento interdisciplinar de modo a explicitar as questões que trata sejam entendidas como de fato são: elementos de uma dinâmica sociotécnica, complexa e particular.
Objetivos
O programa capacita profissionais de diferentes formações para desempenhar atividades de pesquisa, ensino e extensão em CT&I. Dentre as capacidades que se procura desenvolver junto a eles estão elaboração e gestão de políticas públicas e estratégias empresariais em CT&I. Esse objetivo tem como referência fundamental o princípio de que a evolução do conhecimento tecnocientífico é um processo social e que, como tal, está condicionado por fenômenos de natureza política, econômica e social. A análise desse processo e a concepção de estratégias e instrumentos orientados por cenários de igualdade social, desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental é a missão que o Programa se propõe a cumprir.
Apoio Técnico - Secretaria de Pós-graduação
Cristina Aparecida Moraes (Secretária), Daniel de Jesus Capeleto, Matheus Stoshy de Freitas
Comissão do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica
Membros Docentes
Titulares
Profª. Drª. Janaina Oliveira Pamplona da Costa
Prof. Dr. Rafael de Brito Dias
Suplente
Profª. Drª. Rosana Icassatti Corazza
Membros Discentes
Titular
Rafael Martins Revadam
Prof. Dr. Rafael de Brito Dias
Suplente
-