Departamento de Política Científica e Tecnológica - DPCT
O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) foi criado no Instituto de Geociências em 1985, seguido de sua fundação como um Núcleo de Pesquisa (em 1981). O Departamento foi criado pelo Professor Amílcar Herrera, também fundador do Instituto, com a finalidade inicial de desenvolver pesquisas sobre temas voltados às Políticas de Ciência e Tecnologia, tendo sido pioneiro nesses estudos no Brasil e na América Latina. O DPCT parte da visão de que a evolução da Ciência e da Tecnologia é um processo social e, como tal, condicionado por fatores de natureza política, econômica e cultural. Assim, o Departamento é marcado desde sua origem pela multi e interdisciplinaridade, tanto em seu corpo docente, como nas linhas de pesquisa que desenvolve. As pesquisas que desenvolvemos atualmente (em nível de graduação e pós-graduação) relacionam-se a duas grandes áreas da política científica e tecnológica: os estudos de inovação e os estudos sociais da ciência e da tecnologia. Desde sua fundação, o DPCT projetou-se como um dos principais centros de pesquisa nesse campo na América Latina.
O pioneirismo do DPCT refletiu-se também na criação de seu Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT), o primeiro no país e na América Latina. Inicialmente com o curso de Mestrado - criado em 1988, o departamento criou logo em seguida o curso de Doutorado em 1995. Assim como o Departamento, o PPG-PCT mostra-se interdisciplinar desde sua origem, o que se reflete em suas linhas de pesquisa:
- História e Teorias da Ciência e da Tecnologia;
- Ciência e Tecnologia no Processo de Desenvolvimento;
- Estratégias de Ciência e Tecnologia e Atores Sociais;
- Mudança Tecnológica, Transformações Sociais e Meio Ambiente;
- Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A partir de 1998 o DPCT passa a colaborar também com a graduação, com a criação dos atuais cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia, e bacharelado em Geologia, pelo Instituto de Geociências. A participação do Departamento em disciplinas que compõem o currículo de graduação desses cursos possibilita que os mesmos ofereçam uma formação interdisciplinar aos seus estudantes, incluindo temas de pesquisas realizadas no âmbito do Departamento. O DPCT abriga diferentes Grupos de Pesquisa (Laboratórios) que refletem sua forte interdisciplinaridade e alcance regional e global, oferece cursos de extensão em áreas
especializadas e abriga, ainda, a Revista Brasileira de Inovação (RBI), o principal periódico científico brasileiro sobre temas correlatos à ciência, tecnologia e inovação.
Chefia
Chefe: Profª. Drª. Janaína Oliveira Pamplona da Costa
Vice-chefe: Prof. Dr. André Tosi Furtado
Secretaria
Secretária: Adriana Garutti Teixeira
Telefone: +55 19 3521-4555
E-mail: dpctunicamp.br (dpct[at]unicamp[dot]br)
Laboratórios
Supervisora de Laboratórios: Sônia Maria Tilkian de Carvalho
Telefone: +55 19 3521-5124
E-mail: soniatilunicamp.br (soniatil[at]unicamp[dot]br)