Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: Disciplina oferecida para alunos de outros programas de pós-graduação da Unicamp, de outras IES e alunos especiais. Apresenta os condicionantes históricos e sociais que presidem à geração e a utilização de conhecimento científico e tecnológico nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, com especial atenção ao caso brasileiro, a partir das cinco Áreas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação do DPCT.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: Esta disciplina tem por objetivo contextualizar o aluno ingressante na temática de política científica e tecnológica, assim como transmitir uma visão sintética do conjunto de temas que serão tratados durante sua formação. Apresentam-se conceitos e temáticas relacionadas à política científica e tecnológica, a partir de vários enfoques e abordagens que mais tarde o aluno terá a oportunidade de aprofundar. Essa disciplina responde à necessidade dos alunos terem uma percepção global e interdisciplinar da área temática que dá nome ao curso. Esse objetivo deve ser alcançado pela apresentação de alguns conceitos e enfoques básicos que permeiam as principais áreas de docência e pesquisa do Departamento.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: O objetivo desta disciplina é dar apoio aos alunos em seu trabalho de dissertação. Constará de sucessivas exposições dos alunos a respeito da pesquisa que realizam ou pretendem realizar como dissertação de mestrado e de subsequentes discussões, em sala de aula, com os demais alunos e com os professores responsáveis. O Programa da disciplina estabelece o roteiro das discussões e o cronograma de progresso que o trabalho deverá obedecer. Haverá também sessões de professores e pesquisadores convidados.
Créditos: 4
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: Análise da evolução histórica da ciência e da tecnologia dominantes entre 1750 e 1950, do início da Primeira Revolução Industrial ao término da Segunda Guerra Mundial. Confronto das principais políticas científicas e tecnológicas com o desenvolvimento econômico e social dos países capitalistas centrais e periféricos.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: A visão clássica da ciência e variantes mais recentes que conformaram a sociologia do conhecimento, modelos filosóficos da evolução da ciência e o seu impacto sobre a sociologia da ciência e a política científica, a tradição estrutural-funcionalista mertoniana, a tradição marxista inglesa, a nova sociologia e antropologia do conhecimento científico e tecnológico que despontou nos anos setenta. As disciplinas científicas como infraestrutura da ciência. Enfoques comuns e interações entre a sociologia da ciência e a sociologia da tecnologia, refletindo sobre as semelhanças e diferenças dos processos cognitivos individuais e coletivos da ciência e da tecnologia. O surgimento da cienciometria e os problemas da avaliação da pesquisa, problemas sociais e éticos da ciência.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: Principais elementos teóricos e históricos sobre os determinantes e os impactos do progresso técnico no desenvolvimento econômico. Analisa-se a dinâmica tecnológica na economia capitalista, incluindo-se a dos países da América Latina, destacando as contribuições das diversas correntes da teoria econômica e abordando o papel da ciência e da tecnologia nas diferentes etapas do desenvolvimento do capitalismo industrial. Finalmente discutem-se as tendências atuais do desenvolvimento científico e tecnológico no capitalismo, abordando as diferentes correntes de interpretação e os desafios para os países em desenvolvimento.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: O objetivo deste curso é prover aos alunos base teórica e conhecimento empírico suficientes para a compreensão das relações entre inovação tecnológica, mudança organizacional, trabalho e emprego nas economias contemporâneas. O curso procura discutir as principais tendências da organização interna da empresa e da organização inter-empresas, buscando relacioná-las com a intensificação da inovação tecnológica. As implicações dessas tendências para o emprego, as qualificações e a educação são avaliadas, enfatizando-se a experiência brasileira. Esta discussão está articulada com as transformações em curso nas sociedades contemporâneas, fazendo um balanço do estado da arte dos estudos do trabalho
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: Análise das políticas e instrumentos, voltados à inovação e aplicados ao setor de energia, visando a sustentabilidade. Focam-se, principalmente, as políticas de inovação destinadas à promoção de energias renováveis, bem como a reação dos agentes econômicos a essas políticas. Conceitos como sistemas setoriais de inovação aplicados às novas tecnologias serão aprofundados, assim como a discussão dos instrumentos para avaliar e promover a inovação em energias renováveis.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: Disciplina em que os temas a serem cobertos serão escolhidos em conjunto pelo aluno e pelo orientador, em função do tema de tese. Em geral, segue um programa especificamente desenhado para atender as necessidades de conteúdo do estudante.
Créditos: 4
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: Constará de sessões semanais em que professores e alunos de doutorado exporão temas de pesquisa para discussão. Estas sessões poderão contar com a participação de um expositor externo ao departamento.
Créditos: 4
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Política Científica e Tecnológica
Ementa: O curso tem como objetivo ampliar a formação acadêmica e prática no campo do planejamento e gestão da pesquisa, inovação e ensino superior, com foco na avaliação de resultados e impactos de políticas, programas, projetos e instituições. Os alunos serão envolvidos com conceitos fundamentais da avaliação (ciclo de políticas, teoria da mudança, causalidade, atribuição, entre outros), desenho e métodos de avaliação e estratégias de coleta e análise de dados. Complementarmente, serão discutidos os usos da avaliação e os conceitos de meta-avaliação e meta-análise.
Créditos: 4
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Ensino e História de Ciências da Terra
Ementa: Campo interdisciplinar que aborda bases filosóficas e história para Educação em Ciências. Trata e discute argumentos favoráveis ao tratamento histórico e metodológico de temas do ensino de Ciências. Faz uma retrospectiva histórica dos programas de educação em Ciências. Traça tendências desenvolvidas nos programas de Ciências para revelar a necessidade de tratamento metodológico, histórico e processual de tópicos abordados. Enfatiza a perspectiva de história e filosofia no ensino de Ciências. Inclui debate sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Ensino e História de Ciências da Terra
Ementa: Apresentação de tópicos novos em Ensino e História de Ciências da Terra, não contempladas integralmente pelas disciplinas regulares do programa.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Ensino e História de Ciências da Terra
Ementa: Temas escolhidos pelo orientador e pelo estudante em função das necessidades teóricas, metodológicas e de conteúdo específicas do projeto de pesquisa do aluno.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
Núcleo: Ensino e História de Ciências da Terra
Ementa: Análise e discussão de temas de atualidade relacionados às Geociências. A moderna Tectônica Global. Risco Geológico em zonas ativas da crosta. Desenvolvimento sustentável clima e interações humanas com o ambiente: aquecimento global, efeito estufa camada de ozônio, efeito "el niño" e "la niña". "Eras" e idades glaciais. A hipótese Gaia Erosão acelerada. Ciclo do carbono atmosférico, desflorestamento e teoria dos refúgios. A água doce como recurso finito. Solos e agricultura. Recursos minerais e energéticos disponíveis. A questão do ensino-aprendizagem dessa temática. Base conceitual requerida para apreciação crítica de obras existentes na mídia sobre tais temas. A internet como fonte de informações.
Créditos: 3
Ano: 2023
Semestre: 1
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