DGEO

Departamento de Geografia

A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros

A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros

O objetivo dos trabalhos vinculados a este grupo de pesquisa, referem-se a investigação e análise dos processos morfogenéticos que regem a organização da paisagem no ambiente costeiro, considerando ainda os impactos relacionados ao uso e ocupação antrópica destes ambientes.

Departamento

Líder(es)

Links

A Geopedologia como abordagem metodológica para o levantamento de solos: uma breve discussão

A cartografia de solos está alicerçada em dois paradigmas fundamentais da Pedologia, o de que o solo resulta de cinco fatores de formação e o de que há uma estreita relação entre o solo e a paisagem onde se situa. Nos dois casos o relevo é um dos fatores essenciais para compreender a distribuição espacial dos solos na paisagem.

Análise, planejamento e gestão de bacias hidrográficas com ênfase em áreas sujeitas a inundações e estiagens

Análise, planejamento e gestão de bacias hidrográficas com ênfase em áreas sujeitas a inundações e estiagens

O grupo de pesquisa atua na execução de projetos relacionados ao estudo de inundações e estiagens e a sua relação com a gestão participativa de bacias hidrográficas, prioritariamente a atuação dos comitês de bacias hidrográficas.

Departamento

Líder(es)

Links

Anthropogenic Pressure on Hydrographic Basin and Coastal Erosion in the Delta of Paraíba do Sul River, Southeast Brazil

Coastal erosion affects several beaches worldwide in association with natural and human pressures. In recent decades, the coastland located on the Paraíba do Sul River mouth has been recognized as one of the main areas that suffer from this geomorphological dynamic. Furthermore, the scientific literature, even if scarce, has pointed out that these dynamics are causing negative socio-environmental responses and making the area less resilient.

Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia

Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia

O objetivo do grupo é atuar em ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino de Geografia, com suas interlocuções nas áreas de Ciências Humanas e Geociências.

Departamento

Líder(es)

Links

Can economic costs be factored into conservation planning processes?

Society has been increasingly demanding of better environmental conservation practices as a solution to the ongoing crisis causing extreme weather events and biodiversity loss. Yet, a key issue for the definition of priority locations for protected areas that meet the intended conservation goals remains: how to factor and spatialize monetary costs in the goal-function of the planning for areas that better reflect the decision-making influences in the territory.

Comercialização de produtos hortigranjeiros: análise da função da ceagesp capital como centro de distribuição da produção local e regional

O abastecimento alimentar da população brasileira, sobretudo do setor hortícola, em grande medida, advém da comercialização das centrais de abastecimento, como a CEAGESP e as Ceasas espalhadas pelo país. Essas centrais funcionam como nós logísticos entre os atores do circuito inferior das economias urbana e agrária. No caso da CEAGESP capital, possui papel crucial na distribuição de produtos hortigranjeiros, pois funciona como um significativo elo dos circuitos espaciais produtivos do setor hortigranjeiro.

Configurações atuais da urbanização no oeste da Bahia: uma proposta de tipologia das cidades

Este artigo busca analisar a rede de cidades do oeste baiano a partir do mapeamento dos serviços públicos e privados e do comércio moderno presentes nos principais núcleos urbanos da região. Constatou-se que as cidades que apresentam maior concentração na oferta de serviços e comércios, são Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa.