Laboratórios do IG

Laboratórios do DGRN

Laboratórios do DPCT

LABMEM - Laboratório de Estudos sobre Mudança Tecnológica, Energia e Meio Ambiente

Desde 1990 o grupo de pesquisa, vinculado a este laboratório, organiza suas pesquisas nas áreas de energia e meio ambiente. Na área de energia, na década de 1990, destaca-se a área dedicada ao estudo da indústria do petróleo com repercussões na informação de políticas e produção acadêmica (um livro e várias publicações) por ocasião do Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira (IE-Unicamp/IEI-UFRJ), e na avaliação do Programa de Águas Profundas da Petrobrás, com artigos internacionais, relatórios e seminários. Nos anos 2000, os trabalhos se concentraram na área de avaliação em C&T, com mais de uma dezena de artigos publicados e avaliações para a Finep, IPEA e CGGE. Na problemática ambiental, o grupo contribuiu, por meio do projeto Impactos Ambientais e Sócio-Econômicos da Implantação do Pólo Petroquímico do Planalto, fornecendo subsídios a audiências públicas e elementos para redimensionamento de investimentos. Novos projetos, hoje, aproximam as duas áreas, com estudos sobre transições energéticas e sustentabilidade.

Líder(es) do grupo

Andre Tosi Furtado

Departamento

DPCT

Ano de formação

LABESCT - Laboratório de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia

O Grupo de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia que compõe o LABESCT, foi criado em 1995, é composto por uma equipe multidisciplinar orientada para a compreensão das relações entre os fatos científicos, os artefatos tecnológicos, as políticas públicas e os contextos sociais, históricos, materiais e culturais onde estes conhecimentos são desenvolvidos e postos em operação. As pesquisas realizadas têm como objetivo analisar, qualitativa e quantitativamente, as diferentes formas de produção e uso dos conhecimentos científicos e tecnológicos, as suas formas de validação, divulgação e cooperação. Espera-se que os estudos realizados produzam conhecimentos que sejam úteis para a intervenção política sobre a regulação da ciência e da tecnologia. O grupo tem reputação consolidada junto à comunidade nacional e internacional da Área, que se reflete nos financiamentos recebidos e na expressiva produção científica. O grupo ja formou dezenas de Mestres e Doutores.

Líder(es) do grupo

Maria Conceição da Costa, Renan Gonçalves Leonel da Silva

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2267762326661828

LABGEOPI - Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação - interunidades - DPCT/FCA/NEPP

O Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) foi fundado em 1995 e conta com professores, pesquisadores, alunos e colaboradores do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), todos da Unicamp, além de pesquisadores de diversas organizações no Brasil e em outros países.
Somos uma rede de competências multidisciplinares que atua no desenvolvimento de métodos voltados ao planejamento e à gestão da criação de valor por meio de inovações tecnológicas (produtos, processos, serviços) e não tecnológicas (organizacionais, corporativas, políticas e regulatórias).
Nossa competência essencial está em desenvolver abordagens e métodos para desenhar futuros, avaliar o passado e (re)organizar o presente, orientando a tomada de decisão sobre os caminhos da inovação.
Trabalhamos com conceitos e métodos derivados de disciplinas como economia, sociologia, ciência política, administração, psicologia, genética evolutiva, matemática e estatística.
O GEOPI atua por meio de atividades de capacitação, pesquisa, serviços e também organização de eventos.

Líder(es) do grupo

Sérgio Luiz Monteiro Salles Filho, Ana Maria Alves Carneiro da Silva, Adriana Bin

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9638135873711347
Hotsite
https://www.ige.unicamp.br/geopi/

LABTS - Laboratório de Tecnologia Social

O Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI) da UNICAMP, pertencente ao LABTS, tem se dedicado ao estudo das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir do emprego de enfoques como os de história e sociologia da ciência e da tecnologia, de economia da tecnologia, de Administração Pública e Análise Política. A equipe do GAPI, de caráter multidisciplinar e multinstitucional, tem realizado trabalhos junto a instituições nacionais e estrangeiras e atuado em colaboração com outros grupos semelhantes da UNICAMP. As atividades inicialmente desenvolvidas pelo GAPI se concentraram no desenvolvimento e aplicação de metodologias para Gestão Estratégica da Inovação (prospecção e seleção de oportunidades de inovação, avaliação do potencial de instituições etc) adequadas ao contexto latino-americano. Nesse âmbito, o GAPI tem oferecido Programas de Capacitação a profissionais que atuam na formulação, execução e avaliação de políticas ligadas à pesquisa e ao ensino superior. Em função da experiência adquirida em capacitação de dirigentes públicos e assessoria a equipes de governo, e no manejo e desenvolvimento de instrumentos metodológicos relacionados à Administração Pública, Ciência Política, Economia Solidária, Análise de Sistemas, Construção de Cenários, Planejamento Estratégico Situacional etc, o GAPI vem se dedicando ao campo das Ciências e Técnicas de Governo. Esse acúmulo de experiências e aprofundamento analítico-conceitual e metodológico tem estado sempre referido à preocupação fundacional do grupo acerca das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. E, também, ao compromisso com a formação de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação capazes de compreender criticamente o caráter destas relações e de transformá-las num sentido coerente com a melhoria das políticas públicas com elas envolvidas.

Líder(es) do grupo

Rafael de Brito Dias, Renato Peixoto Dagnino

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2336167702107478
Hotsite
http://www.ige.unicamp.br/gapi/

LABGETI - Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação

O LABGETI atua no campo da Gestão de Tecnologia e Inovação, no campo dos indicadores de CT&I no Brasil além de estudos na área de internacionalização das atividades inovativas e com o papel das empresas dos países em desenvolvimento na globalização da P&D.
Também é responsável pelo curso de especialização, modalidade extensão, em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica.

Líder(es) do grupo

Ruy Quadros de Carvalho

Departamento

DPCT

Ano de formação

LEES - Laboratório de Estudos sobre Educação Superior - interunidades - NEPP/DPCT

O LEES é um grupo de pesquisa interdisciplinar e que reúne pesquisadores e professores de várias unidades da Unicamp e de outras instituições. Busca analisar sob diversas perspectivas a expansão e diversificação do sistema de ensino superior no Brasil. Realiza seminários regulares, teóricos e de aresentação de pesquisas, desenvolve pesquisas e atua na formação de estudantes de graduação e pós-graduação.

 

Líder(es) do grupo

Ana Maria Alves Carneiro da Silva, Helena Sampaio (Faculdade de Educação)

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6450037070872254
Hotsite
https://www.facebook.com/leesunicamp

LEVE - Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico

O grupo de pesquisa do Departamento de Política Científica e Tecnológica- DPCT- tem como objetivo realizar pesquisas e estudos na área da indústria automobilística, como foco nas tecnologias de propulsão veicular baseadas no baixo carbono, das quais destacam-se os veículos elétricos, híbridos e dedicados às energias renováveis. O grupo busca também realizar uma reflexão crítica acerca do papel que o Brasil pode desempenhar neste contexto.

Líder(es) do grupo

Flávia Luciane Consoni de Mello

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/665148
Hotsite
https://www.ige.unicamp.br/leve/quem-somos/

GOING - Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas, Geografia da Inovação e Governança - interunidades - FCA/DPCT

O GOING se propõe a estudar a inter-relação entre a temática da disposição e efeitos sociais e econômicos da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre o território e a questão da governança e das políticas públicas. Emprega uma abordagem que integra as áreas da economia, sociologia econômica, geografia e políticas públicas. O principal objetivo do grupo é contribuir para o entendimento de como ocorre o avanço e quais são os limites da Ciência e da Tecnologia em sua interação com o território e a sociedade por meio das políticas públicas, da governança e do processo de inovação. Parte-se de um entendimento plurideterminado de influência entre os elementos mencionado.

Líder(es) do grupo

André Luiz Sica de Campos , Janaina Oliveira Pamplona da Costa

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/371410
Hotsite
GOING no portal da FCA

LABGEICT – Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia

O Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia - GEICT, que compõe agora o LABGEICT, teve suas atividades iniciadas em 2011 junto ao LABESCT e reúne pesquisadores interessados em aplicar ferramentas teórico-metodológicas das Ciências Sociais e áreas correlatas (Antropologia, Sociologia, História, Comunicação, etc.) para a compreensão de fenômenos ligados à ciência e à tecnologia (C&T) na sociedade contemporânea. Os interesses de pesquisa do grupo abrangem temas como: controvérsias sociotécnicas e governança da C&T; práticas de comunicação da ciência; meio ambiente; corpo, gênero e ciência; e tecnologias de informação e comunicação (TIC). Um dos focos principais do grupo é a aplicação de metodologias etnográficas/qualitativas a temas de C&T. O grupo atuou em diversos projetos nacionais e internacionais, com financiamentos que incluem FAPESP, Comissão Europeia e Hitachi. O grupo participa de diversas redes de pesquisa nacionais e internacionais: é membro fundador do VIRI - Virtual Institute of Responsible Innovation, liderado pela Arizona State University (http://cns.asu.edu/viri/campinas); é membro fundador do GlobalTA – Global Technology Assessment Network (https://globalta.technology-assessment.info/), liderado pelo Karlsruhe Institute of Technology (KIT); o grupo colabora também com a Rede Clima, na Sub-rede de Divulgação Científica (http://redeclima.ccst.inpe.br/subredes/divulgacao-cientifica/)

Líder(es) do grupo

Marko Synésio Alves Monteiro

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4714395667501477
Hotsite
http://geict.wordpress.com/

LABTTS - Laboratório de Tecnologia e Transformações Sociais

O Laboratório de Tecnologia e Transformações Sociais é composto por uma equipe multidisciplinar orientada para a compreensão das relações entre tecnologia, transformações sociais e meio ambiente. Os temas abordados são reestruturação produtiva, gênero e trabalho em diferentes cadeias produtivas, redes e flexibilidade, emprego e qualificação, economia solidária e autogestão, ecologia dos saberes e diferentes formas de produção do conhecimento, ciência tecnologia e movimentos sociais

Líder(es) do grupo

Leda Maria Caira Gitahy

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0715036595329085
Hotsite
https://labtts.wordpress.com/